Sobre a mãe que amamenta após os 2 anos

A amamentação deve ser mantida exclusiva, sem água, chás, sucos ou outros alimentos até os seis meses de vida e, após essa idade, deve ser complementada com outros alimentos até os 2 anos de idade ou mais.

Essa recomendação não é minha. É da Organização Mundial da Saúde e também do Ministério da Saúde brasileiro que, por sua vez, também diz que Amamentar é muito mais do alimentar a criança.

Sendo assim, não é difícil entender que há inúmeros fatores que, somados, resultam nessa recomendação. O leite não vira água da noite para o dia e, mesmo que virasse, se ele não é só alimento, também tem seus benefícios no desenvolvimento da criança, na afetividade e na ligação entre mãe e filho. Assim sendo, oficialmente, o ato de amamentar e ser amamentado por mais de 2 anos é algo reconhecido nacional e internacionalmente e é uma recomendação expressa, amplamente divulgada. No entanto, não são todas as mães que amamentam por 2 anos ou mais. Estamos falando aqui só dessas mães, porque na verdade, ainda estão muito longe do ideal as taxas de amamentação no Brasil.

Mas quem é a mãe que amamenta mais de 2 anos?

É a mãe que passou por várias etapas do processo de amamentação, que encontrou apoio para amamentar, para conseguir ir à fundo na relação com seu filho, que superou muitas dificuldades, muitas dores, sono perdido. Que conseguiu voltar a trabalhar aos 4 meses ou até antes sem parar de amamentar, que não caiu nas armadilhas da mídia e do comércio que concorre com o aleitamento, que conseguiu enfrentar o profissional de saúde que tinha interesses comerciais, ou aquele que tentou desmamar por inúmeras razões ou que disse que chupeta era bacana e que mamadeira não causava desmame. Que conseguiu convencer a escola e a babá de que seu leite era tudo o que seu filho precisava. Que conseguiu driblar a família e todos aqueles que a cercava com olhares de desaprovação. Que teve apoio. Que teve ajuda. Que pôde se doar. Que se superou. Que se transformou. Que lutou e que luta nesta doce rotina materna.

Para que eu não seja mal interpretada, não julgo a mulher que não amamenta ou que amamentou menos de 2 anos. Aqui só estou falando deste pequeno grupo, que se esconde para amamentar, que ensina seu filho a não pedir para mamar em público, que esconde que amamenta do pediatra, do ginecologista, do dentista, da psicóloga e da pedagoga da escola. Que amamenta em silêncio. No conforto da sua casa. Que estremece a cada pergunta: você ainda amamenta? Mas ele já está parando, não está? E que sofre de toda sorte de violência verbal que ouve até dos mais próximos que desvalorizam seu leite e reduzem seus filhos a crianças “mimadas”. E, se essa mãe, ainda por cima, não faz uso de bicos artificiais, corre o risco de ser chamada de chupeta por muitos e de terem seus filhos “condenados” verbalmente a serem crianças “apegadas demais”, “dependentes” e “que nunca vão poder viver sozinhas”. Seu leite vira água e tudo o que resta após os 2 anos é “contato físico”.

Essa é a mãe que amamenta mais de 2 anos. É a mulher que, além de todas as brigas do dia-a-dia, se expõe a mais uma. A briga da liberdade de fazer de seu peito, alimento, colo, carinho, de ter o contato com seu íntimo, de experimentar algo que só as mulheres podem ter e de vivenciar a maternidade do seu jeito.

171 Comentários

  1. Revejo-me neste post, assim sou eu 🙂 meu filho tem 33 meses e ainda mama, é o maior consolo que lhe posso dar :)parabéns por este post, está muito bom!

  2. Sou mãe de uma menina de 1 ano e 10 meses. Trabalho, estou no ultimo ano da faculdade. Não há qualquer índicio que a minha filha queira me desmamar, pois é assim que eu me sinto. Não sou eu quem vai desmamá-la e sim ela que vai me desmamar. AMO AMAMENTAR. São muitos os comentários contra a amamentação prolongada. Faço desse artigo as minhas palavras. Minha filha está com 1 ano e 10 meses mas segundo o pediatra ela tem a altura de uma menina de 2 anos e meio. Disse que já se cansou de falar para eu desmamar, que o desmame é para ocorrer aos 9 meses (um absurdo). Praticar a amamentação prolongada realmente é superar muitas dificuldades, pois as críticas são muitas e o apoio é pouco. Mas não desistam mamães!!!!!!!!!!! Vale muito apena. É um momento de intimidade, carinho e amor incrível entre a mãe e o filho. Que Deus e minha filha permitam que eu amamente por muito tempo ainda. Ela vai mamar até quando ela quiser….

  3. Mais um texto seu perfeito e verdadeiro! Hoje Theo está na creche e assim que volta corre pro peito rsrs tipo: que saudades de vc peitooo!! Rsrs! Com a creche ele parou de mamar o tempo todo, eu já estava com os seios cortados, agora ele mama qdo volta da creche e de madrugada e tudo está mais traquilo 🙂
    Bjsss, te adoro!

  4. Sou mãe de um bezzerro de 2 anos e 6 meses que ta me deixando morta, sou um zumbi, isso porque ele acorda no MÍNIMO 6 vezes durante a noite pra mamar, fora as mamadas durante o dia, se ta feliz mama, se ta triste mama, se fez dodói mama, se ficou com vergonha mama, se vamos passear de carro vai mamando. Até algum tempo não ligava, porém de uns dias pra venho ficando muito irritada por causa da falta de sono (hoje dormi no máximo 2 horas picadas durante a noite)trabalho fora meio período e passo a tarde com meu pequeno que tem um pique, ou seja não consigo descansar durante o dia pois também tenho as tarefas de dona de casa. Se alguem tiver uma palavra de animo eu agradeço muito, pois tudo que eu escuto é “TIRA ESSE MULEQUE DO PEITO ELE JÁ TA ENORME”(e ta mesmo 1,00 metro e 17,500 kg).
    Beijos para todas.

    • Olá Denise, eu sei perfeitamente o que vc está passando, aliás, parecia que estava lendo sobre eu mesma.
      Meu filho está hoje com 3 anos e 3 meses mais eu o amamentei até seus 2 anos e 6 meses. Eu amava amamentar meu filho e até hoje sinto falta deste vínculo mas resolvi tirar porque o Miguel não estava se alimentando muito bem. Quando vinha com o almoço ele resolvia dar uma mamadinha antes, kkkkk….e isso estava afetando seu apetite e seu ganho de peso.
      Olha, eu estava numa neurose de comprar livros para dormir a noite inteira porque estava assim como vc, muito cansada, dormia picado, é realmente muito difícil. Só quem já passou por isso que sabe na pele como é. O Miguel tbém mamava dentro do carro, durante a noite, durante todo o dia, ele só queria mamar assim como o seu.
      Bom, o que vc tem que pensar é se isto está realmente te incomodando e se a resposta for sim, mudar isso. Não vou te dizer que será uma tarefa fácil, mais eu pensava que nunca iria conseguir desmamar meu filho, mais Graças a Deus consegui e sem quase nenhum sofrimento.
      Os benefícios foram que ele começou a se alimentar melhor e a dormir melhor pois não acorda mais para mamar.
      Pense no que vc quer fazer e faça, estude uma melhor maneira para fazer isso. Hoje existem produtos naturais nas farmácias que são amargos, vc pode passar no peito e falar pra ele que tem caca no peito da mamãe ou que o leite estragou. Se quiser, tente isso, é uma dica, eu fiz assim.
      Se não quiser para agora, assuma sua posição e aproveite enquanto pode porque acordar para mamar ele vai mesmo, até vc tirar porque eles criam este hábito desde que nascem, e não sabem dormir de outra maneira e quando acordam no meio da noite, só sabem voltar a dormir desta forma.
      Bom amiga, é isso. Espero que tenha ajudado.
      Boa sorte pra vc em qualquer caminho que desejar seguir.

      Anna Brandini

      • Anna Brandini, como tu fez para desmamar teu filho? Eu estou com problemas para desmamar o meu, de 2 anos e 2 meses e não acho algo útil para me auxiliar… Obrigada 🙂

        • Tatiane, procure a ajuda de u consultor ema amamentação, certamente ele saberá como te ajudar. Grande beijo Fabi

        • Fica em paz , a hora do desmame naturla chega, o meu está com 2,7m e ontem falou para mim que não quer mais mamar, estou triste pro um lado e feliz por outro ele é mais forte o q, eu , não force a barra , deixe mamar a vontade eles sabem a hr de parar.

          • Fátima! Desculpe a demora na resposta. Mas e aí? rolou mesmo? Como vocês estão? Parabéns pelos mais de 2 anos de aleitamento! Beijos Fabi

          • Como eu precisava ler esse seu Post sobre a hora de parar de amamentar. Muito obrigada!!! Que Deus abençoe você e seus filhos!

          • Amém!!!!!

    • Eu passo pela mesma situação !

    • Oi Denise, tenho uma bebê de 1 ano e 4 meses, meu caso é igual o seu, ela acorda muito a noite pra mamar, durante o dia ela vai pra creche, mas finais de semana qndo estamos juntas ela mama a hr q qr, agora já começou a tirar minha blusa pra isso, tbm me sinto irritada as vezes, mas no fundo não tem coisa melhor não é? Antes dela nascer eu dizia q não qria amamentar qndo fosse maiorzinha, pq achava feio, hj acho a coisa mais linda poder amamentá-la ainda. O contato, o carinho, o olhar é maravilhoso. Bjosss

      • Cris, obrigada pelo relato! Beijos Fabi

      • Tb to nessa..igualzinho. o meu tem 1a5m.

    • Minha filha esta com 2 anos e 5 meses, portanto passo pela mesma situação que vc! Olhares de desaprovação, pessoas que criticam, cansaço, sono, stress…. Mas nada se compara ao olhar que ela me dá quando esta mamando. Saber que ela confia e procura em mim o consolo, para mim, faz toda diferença!

      • vc tem toda a razão, Dani!!!!

    • Eu sei bem oque é isso, as vezes tenho vontade de desmamar pra descansar, mas. Minha filha tem 1ano e 11 meses e ainda é totalmente dependente deste tete, estou seguindo meu coração, não vejo a hora dela ir meio período para a escolinha e desgrudar um pouco, minha pediatra sempre fala do peso dela 16kg que meu leite não pode dar toda essa gordura pra ela, mas acredite, ela mama muito, come pouco…

  5. Meu filho se chama bernardo e acabou de completar 2 anos e ainda mama muito, todos dizem que devo tirar ele mas não vejo motivo algum pra desmamar ele; claro que as vezes me inrrito pois elle quer mamar toda hora mais nao consigo nem penssa na hipotse de tirar ele do peito.

  6. Graças a Deus eu amamentei meu filho até os seus 2 anos e 6 meses. Hoje ele já está com 3 anos e 3 meses. Sempre dei livre demanda e até durante a noite, pois ele acordava para mamar.
    Eu amava amamentar meu filho e sinto muito a falta deste momento só nosso.
    Com certeza no próximo filho, farei tudo de novo.
    Além de fazer muito bem a ele, tbém fez muito bem a mim, pois voltei ao meu peso normal em 4 meses.
    Amamentei o quanto eu pude e não tinha vergonha nenhuma disso. É um ato de amor, um vínculo enorme e uma sensação maravilhosa.

    • Oi! Annabel Paula como o seu filho parou de amamentar? Eu adoro amamentar as minhas meninas. Mas às vezes acho q elas não pararão nunca! As gêmeas estão com 2 anos e 1 mês. Eu queria q elas parassem por si só.
      Um abraço!

      • Nanda, parabéns por amamentar suas meninas por mais de 2 anos!!!! Que história bacana, conte mais pra gente aqui como tem sido!!!!! Sabe, amamentar gêmeos ainda é uma luta nossa diária então, se eu puder te dar uma sugestão, procure ajuda de um consultor em amamentação, sabe, o que funciona para uma família nem sempre funciona para outra…e essa história linda tem que ter um fim maravilhoso! Grande beijo

  7. Olá,

    Meu filho tem 2 anos e 1 mês,e estou na mesma situação de algumas que postaram comentários,ele mama muito a noite,eu trabalho durante o dia,e fico muito cansada,pois durmo pouco a noite,mais não tenho nehuma vontade de parar de amamentar,minha mãe e meu marido quer que eu tire,mais eu disse que vou sofrer mais do que ele.Realmente não sei o que fazer,amoooo ve-lo mamar,Boa sorte a todas!!!

  8. Que lindo ler todos esses depoimentos. Meu filho completa 2 anos amanhã e ainda mama a noite quando chego do trabalho e durante a madrugada. Todo mundo estranha quando ele quer mamar e a família inteira diz que tem q parar com isso, que o leite não serve pra mais nada. Eu não ligo dele mamar em casa, mas admito que quando saimos com amigos e ele quer mamar me sinto um pouco desconfortável. Pelo menos agora vejo que não sou a única a amamentar um bezerrinho de 2 anos rsrsrs. Me sinto ótima! Beijos meninas, e obrigada!

  9. Amei, amei e amei o que li, Tenho uma filha de 2 anos e 10 meses e ainda amamento, o meu primeiro filho amamentei até 2 e 11 meses, tenho enorme prazer e fico feliz com isso, ela se alimenta muito bem mas não abre mão do peito, eu trabalho, tenho que dar atenção ao mais velho (8 anos), acordo na madrugada para amamentar e sou muito feliz por isso, mas já me senti pressionada pelos amigos e vizinhos e infelizmente cheguei a falar que não amamentava mais quando me perguntavam com olhar de critica, mas depois pensei pensei e assumi que amamento e falo logo que faço sem sacrificio, com amor e sou muito.

  10. Sou eu!!! Com muito orgulho!!!

  11. Me identifico completamente com todas essas mães!Nossa…como é gratificante passarmos por todas essas etapas como sono,cansaço e aborrecimentos com o nossos “pequenos” bebês e ainda estarmos tão felizes com esse ato de amor!Por que é desta maneira que analiso, muitas pessoas não entendem,criticam, ás vezes de maneira cruel, mas não entendem que amamentar é uma satisfação e uma escolha.Minha filha está com 1 ano e 9 meses e pretendo amamentá-la pelo menos por mais alguns muitos meses…

  12. Adorei… eu tenho um casal de gemeos eles estão com 2 anos e 4 meses e continuam mamando como 2 bezerrinhos é de dia a noite. Claro que tem hora que eu surto mas depois passa. amo ver eles felizes e nem penso em desmama-los tão cedo

    • Parabéns

      • Beijão!

  13. Meu ginecologista me disse para não ligar para comentários negativos quanto à amamentação prolongada, pois quem condena é ignorante!
    Minha filha tem 2 anos e ainda mama, mas tenho planos para desmama-la nesse mês pois estou cansada de acordar de madrugada. Mas confesso que estou preocupada se ela ficará triste pelo desapego! Mas uma hora temos que enfrentar esse momento né? Boa sorte a todas!

    • Minha filha Lyris tem dois anos e dois meses mama no peio dou com maior prazer na rua em qualquer lugar pk amamentação e importante a criança racebem neoronio de reseva e mais outras coisas minha filha vai amamentar ate quando ela quiser ainda ela me pede no meio da rua tenta tirar meu peito nen ligo amo ela de paixão

  14. fiquei mas feliz ao saber q estoui fazendo a coisa certa com minha filha ela tem 1ano e 7meses e ainda mama amamentar minha filha e tudo de bom e quero q ele mama ate quando ele quiser.

  15. Adorei ler cada comenrario, passo pelas mesmas situaoes. Minha pequena tem 1 ano e 8 meses.

  16. eu dei o peito para minha primeira filha só 3 meses por total falta de apoio e informaçao, já da segunda foi durante 6 anos!! o terceiro até os dois anos e a quarta até os 4 anos e ñ me arrependo por nada!! foi a melhor coisa que eu fiz!! foi maravilhoso!! recomendo a todas as maes do mundo!!

    • Cristina!!! Parabéns pela linda história e obrigada por compartilhar! Grande beijo!!! Fabi

  17. Denise, não precisa deixar de amamentá-lo, o que precisa fazer é não amamentá-lo á noite, assim vc e seu filhinho dormiram bem e durante o dia vcs mandam ver! Estarão descansados e felizes. Eu fiz isso com o meu filho e deu certo. Hj com 2 anos e 2 meses ele mama durante o dia começando às 05 da manhã, depois às 12:30, 18:00 e 20:30 e depois só noutro dia às 5 da manhã.

  18. Marina com 1 ano e 3 meses e já me sinto tão pressionada para parar de amamentá-la! É incrível como me senti descrito em seu comentário Fabi! Só lendo e nos apoiando em grupos para nos fortalecer para enfrentar tudo isto!!! Obrigada por tudo grande beijo Camila Obst!!

  19. Amamento minhas duas caçulas – Bruna, de 1 ano e meio, e Júlia, de 3 anos – e sou uma dessas vítimas. “Mas seu pediatra não falou das 1001 desvantagens de continuar amamentando depois de um ano e meio?”

    Não, não falou. E se tivesse falado, eu teria trocado de pediatra. Obrigada pelo texto. Fez com que eu me sentisse mais normal… : )

    • Parabéns! Amamentar realmente é uma batalha diária. Somos Muuuuiiito normais!!! Grande beijo!

  20. Preciso tirar uma dúvida… tenho 2 filhos um de 5 anos e outro de 1 ano e 11 meses. ja parei de amamentar o meu filho mais novo porém entre o intervalo do nascimento dos meus filhos eu nunca notei q saía um tipo de agua e tbm leite do seio… e agora depois q parei de amamentar o meu filho mais novo eu notei isso e ja parei tem mt tempo desde os 7 meses e meio q ele nao mama.. isso é normal? ja aconteceu com alguém ai? rsrrs pq se nao vou começar a achar q estou gravida denovo…kkkkkkkkkk Obrigado pela atenção!

    • Vanusa! Procure um Banco de Leite próximo, talvez eles possam te ajudar, seria melhor se alguém desse uma olhadinha!bjão! E parabéns pela amamentação!

    • Olá Vanusa!
      Amamentei meu filho do meio até 1ano e 7 meses e parei pq ele quis, mas percebi que saía um líquido branco até ele completar 10 anos. Então, penso que isso é normal… kkk, mas é bom procurar um médico especialista.

      Amei ler todos esses comentários, chorei muito quando li a matéria principal, parecia que ela tinha sido escrita por mim.
      Minha bebê caçula está fazendo hoje 2 anos e 2 meses a não abre mão de mamar o “tetê”(como ela chama) todos os dias antes de dormir e quando está enjoadinha mama a noite toda.

      Sofro muito quando penso no desmame, sei que vou sentir muito mais do que ela, principalmente por ser ela minha caçula e eu não pretendo mais ter outro (tenho três). Amamentei os três, mas minha bebê bateu o record entre os irmãos….. rsrs.

      Boa sorte a Parabéns a todas nós!!! Que Deus abençoe nossos pequenos e pequenas e a nossa família.
      Beijos
      Márcia

  21. Boa tarde a todos. Tenho a seguinte dúvida: Minha filha de 4 anos ainda mama no peito. Não são todos os dias e não é sempre, mas gostaria de saber se isso é prejudicial para a mãe e para a criança.

    • Olá!!!! amamentar prolongadamente só beneficia mãe e criança! Vocês estão de parabéns!

    • Você está de parabéns, continue

  22. O meu filho quando nasceu pegou logo no peito ele gostava muito de mamar no peito ele mamava em uma em uma hora e ele naceu comprimento 50 cm e peso 3335g estava bem ele com 2 messes ja pesava 6,190g e comprimento 56,4cm ele mamava muito no peito. ele so deixou o peito com 3 anos e 7 meses ainda foi para a pre-escola a mamar no meu peito e eu senpre tive muito leite ainda bem. eu adorava da o meu peito ao meu filho ele mamava tam bem no peito. eu pesei que ia cer difizel para ele deixar o peito. mas ele nao chorou nada ele disia que ja era um homem ele senper falou bem e cedo. e deixou a falda muito bem com 1ano e 5 neses e foi logo a sanita. ele sempre foi um bom menino e ainda e. mas ele ainda dexe no peito mas nao mama e so para brincar. ele dis que ja mamou muito e que gostava de mamar. ele deixou o peito no dia 12/10/2013. foi a pouco tempo ele no dia 2/2/2014 fas 4anos. eu ainda tenho leite no peito. ele numca pegou na chupeta e no viveram. eu adorei dar o peito ao meu filho e quando tiver outro bebe tambem vou dar o peito ate quando ele quizer. assinado Sandra Isabel e o meu menino chama se Helio Santiago e o Helio e vegateriano e eu e o meu homem somos veganos e somos muito feliz. eu so quero deixar aqui uma coisa para as mulheres no momdo todo se voces tiver um bebe dei am o peito aos seus bebe e a melhor coisa que a na vida. eu adorei dar o peito ao meu filho. mas agora so pesa 17 kilos com 1 metro e ten 4anos esta bom
    Gosto · Responder · há 16 horas

    • Sandra! Parabéns pela história e continue estimulando as mulheres a amamentar! Muita saúde para você e sua linda família! bjão

  23. Amei, amei, me identifico completamente com todas essas mães!Nossa…como é gratificante passarmos por todas essas etapas como sono,cansaço e aborrecimentos com o nossos “pequenos” bebês e ainda estarmos tão felizes com esse ato de amor!Por que é desta maneira que analiso, muitas pessoas não entendem,criticam, ás vezes de maneira cruel, mas não entendem que amamentar é uma satisfação e uma escolha.Meu filho está com 2 ano e 3 meses e pretendo amamentá-la pelo menos por mais alguns muitos meses…

    • Parabéns pela dedicação e força de vontade de amamentar. realmente não é fácil, mas é gratificante demais! Grande beijo

  24. Nossa…fiquei super feliz em saber que existem ainda muitas mamães na mesma minha situação.. minha filha tem 2anos e 8 meses e mama demais…de dia e noite…como não trabalho fora..não vai ainda necessidade..apesar de todos acharem um absurdo…até meu pediatra. Bjuss mamães.

  25. Obrigada pelas palavras de apoio! Também passo por isso com minha filha de 2 anos e 8 meses, mas hoje resolvi parar de amamentar! Às vezes, o que me deixava irritada era quando ela acordava de noite. Queria amamentar rápido pra voltar a dormir! Detalhe: ela só dormia quando mamava. Depois volto aqui e conto o que fiz pra tirar! Beijos

  26. Lindas histórias! Eu amamentei só por 3 meses pois cai na besteira de dar mamadeira e chupeta mas no próximo pretendo amamentar muitAoo até qd ele quiser parabéns a tds vcs guerreiras

  27. minha filha vai completar 4 anos e ainda mama, morro de pena de desmamar.

  28. OLÁ TENHO 26 ANOS E SOU MÃE DE UM MENINO DE 2 ANOS E 8 MESES, E QUE MAMA MUITO. TRABALHO FORA O DIA INTEIRO E QUANDO CHEGO EM CASA A NOITE ELE ETÁ SÓ ME AGUARDANDO PARA MAMAR. NÃO VEJO INTERESSE NENHUM DA PARTE DELE EM PARAR DE MAMAR.

  29. Adorei ! Me senti super bem ao ler tudo….. Eu amamento ainda, meu filho tem 2 anos e 1 mês, sofro críticas de todos os lados, principalmente do marido…. Este é o meu momento com meu pequeno! Tudo passa e nao sei se terei um laço tão grande quanto este no futuro… Rumo ao desmame ” natural ” ……eu amo…..

    • Parabéns pela coragem e dedicação! vc não vai se arrepender. grande beijo!!! Fabi

  30. E bem isto que acontece comigo, estou me vendo em seu post, sou mae de um menino de 3 anos e e 5 meses e ainda mama, sabe o que ele diz quando ofereco outro alimento pra substituir o mama “mae o teu leitinho e tao bom” como resisitir a isso? Sem contar quando fica doentinho o leite do peito que salva, pois nao come mais nada….Dar de mamar e tudo de bom, claro que tem alguns incomodos,,mais o amor supera tudo..eu amo dar de mamar ao meu filho..sabe o que ele responde as pessoas que perguntam quando ele vai parar de mamar? “ate tamanho do meu pai, eu nunca vou parar,vai ser pra sempre” kkkk lindo amo muito!

  31. Parece estou me vendo em seu post, sou mae de um menino de 3 anos e e 5 meses e ainda mama, sabe o que ele diz quando ofereco outro alimento pra substituir o mama “mae o teu leitinho e tao bom” como resisitir a isso? Sem contar quando fica doentinho o leite do peito que salva, pois nao come mais nada….Dar de mamar e tudo de bom, claro que tem alguns incomodos,,mais o amor supera tudo..eu amo dar de mamar ao meu filho..sabe o que ele responde as pessoas que perguntam quando ele vai parar de mamar? “ate tamanho do meu pai, eu nunca vou parar,vai ser pra sempre” kkkk lindo amo muito!

    • Josete, que depoimento bacana. Sabe, eu digo sempre que amamentar uma criança que fala é delicioso, por que temos o feedback de tanto esforço, tanta dedicação e tanto amor. E o peito é super prático mesmo, pena que nem sempre as pessoas percebem isso à tempo. Muito tetê pra vcs! beijos!!!!

    • Que maravilha! A minha filha tem 03 anos e 01 mês e ainda amamento na hora de dormir…acho maravilhoso este contato,ainda mais quando pergunto a ela se ela sabe ensinar como se mama…kkkk. Ela abre um bocão e fica igual a um bezerrinho. Eu e meu marido achomos ótimo.

      • Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Grande beijo!!!!!

  32. Olá, meu filho acabou de completar 3 anos, e ainda amamento, e não me escondo e nem fico com vergonha. Quando perguntão: Ele ainda mama? Digo que sim e ainda completo, que sou eu que não tenho coragem de tirar.
    Sinto muito orgulho em ainda poder amamentar meu filho, e só paro quando ele não quiser mais ou o leite secar.

    • Que delícia ler isso! Parabéns pela coragem! Parabéns! Que suas palavras incentivem muitas mães por aí! Grande beijo! Fabi

  33. Sou mãe de um menino de 1 ano e 7 meses que ainda mama muito, ele acorda a noite toda pra mamar ( no minimo 5 vezes), fora as mamadas durante o dia. Por mim, não ligo e até gosto de amamentar. Porém, essas mamadas NOTURNAS, prejudicaram seus dentes (mamar e dormir sem higienizar).Tive que obturar seus dentinhos da frente e a dentista disse que essa cárie é conhecida como cárie de mamadeira. Agora, tenho que desmama-lo. Uma pena, estou muito triste!

    • Olá, amalia! Olha, provavelmente não foi o tetê que fez isso nos dentinhos dele, e sim, a alimentação complementar. Se quiser conversar mais, fabianacaine@gmail.com. Beijos Fabi

  34. Adorei, minha filha tem 3 anos e ainda amamento ela.

    • Que delícia!!!!!! Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!! beijão!

  35. Gente, minha filha esta 32 meses, ainda mama, coloquei ela na escola mas teve que faltar já 3 semanas porque ficou doente! Com isto ela voltou a ficar o dia inteiro no peito, tinha conseguido tirar da manhã e da tarde, agora com isto me deu uma depressão porque me sinto incapaz de tirar o peito dela, e não aguento mais amamenta-la, e como já comentarão e dentro do carro, e sentada no sofá, e para dormir, basta ver uma oportunidade e que o peito…não aguento mais… já passei de tudo no seios e ela diz para limpar que tá sujo, quando falei que estava dodói no outro ida e no outro atrás dizendo que já tinha melhorado, ainda me fala que não vai deixar o peito! Não tenho o apoio do meu marido para tirar ela, não sei mais o que fazer!

    • Olá, Adriana! Parabéns por amamentar 32 meses! Não é todo mundo que consegue isso! Se quiser conversar mais inbox, me manda um email : fabianacaine@gmail.com, ficarei feliz em ajudar. Sabe, tirar na marra sofrem as duas, por mais que esteja difícil para vc. Vamos conversar! beijão

  36. Obrigada por este post. Me senti reconfortada.

    • que bom, Olivia! fico feliz em poder ajudar! beijos Fabi

  37. Olá,

    Preciso de ajuda.
    minha pequena tem 09 meses e estou amamentando, sendo que até os 06 meses foi aleitamento materno exclusivo,
    Em Fevereiro de 2015 retorno ao trabalho, ela estará completando 11 meses. Quero muito continuar amamentando, até que ela não queira mais.
    Ocorre que meu trabalho fica longe da cidade e eu só tenho uma hora de almoço. É possível continuar a amamentação oferecendo o peito somente pela manha e a noite? Nosso pediatra disse que dessa forma o leite irá “secar”. Saliento que meu local de trabalho não possui espaço adequado para ordenha. O que faço?

  38. Olá! Minha filha está com 2 anos e 4 meses, ainda mama. Ela é grande, tem tamanho de criança de 3 anos. Quando ouço elogios sobre ela, digo que ainda mama, as pessoa sempre olham com cara de espanto, mas não me incomodo, pois me sinto orgulhosa de vê-la bem e com saúde. Sendo que até hoje o único leite que ela tomou é o meu. rsrs.Só toma iogurte, não gosta de leite de vaca.
    Adoro amamentar e não me causa nenhum mal.
    As vezes falam mal do meu leite tbm, dizendo que já é água. Mas falo que ainda faz bem pra ela. a prova disso é só olhar pra ela, uma criança super saudável.
    Obrigada pelo post, é de super ajuda para mamães, que sofrem preconceito por amamentar seu filho por mais de 2 anos. Beijos

  39. Ainda dou a mama para o meu menino, o Diogo de 24 meses e 12 dias, fico com o coração partido só de pensar em desmama-lo, por isso vou manter a amamentação apesar de todos os pressões da sociedade, vou fazer o que o meu instinto materno e o meu coração mandam!…

  40. Amamentei meu bebe até os dois anos e meio, ainda tenho leite, foi tudo de bom, sofri muita pressão dos familiares, realmente me vi neste post, mas encontrei apoio do meu esposo e de profissionais da saúde, uma enfermeira certa vez quando fui tirar uma outra duvida me deu muita força, pois percebeu a pressão que estava passando, os pediatras dele sempre incentivaram. E eu incentivo vale a pena passar por tudo, porque vi com meus próprios olhos meu filho mais saudável e mais confiante, mais seguro de si ao contrario do que escutei, o contato pela amamentação e extraordinário, algo muito divino.

  41. Amei o artigo e me vi ali, sendo despida!!! Sendo defendida!
    Sou mãe de 36 meninas e amamentei as três, a última até 3 anos de idade!!! Ouvia cada coisa mas, nunca liguei muito. Era um momento meu e dela e eu sabia que não passaria por aquilo novamente, pois tinha feito laqueadura!!!
    Parabéns pelo post!!! Amei o blog, as dicas, as broncas, as forças, tudo
    BJKS

  42. Parabens pelo post…esse relato é meu espelho. Minha filha tem dois anos e meio e ainda a amamento..nao twnho pressa em tira-la ate pq ela n mama leite comum. Passo por preconceito ate mesmo na familia por amamentar. Me orgulho disso..

    • Sim Pamella! Vamos continuar batalhando para que as coisas mudem. e você, amamentando ajuda e muito com essa mudança cultural! Grande beijo!

  43. Hoje vi um post da Luiza Mel, falando o quanto está dificil para ela amamentar….daí me peguei pensando “ainda bem que não tive esse problema…graças à Deus contei com você Fabiana Cainé! Que desde começo da minha gestação me acompanhou, ensinou com tanto carinho que amamentar é tudo de bom! Obrigada querida amiga!

  44. Olá, lindo esse texto, assim estou eu, meu filho acaba de completar dois anos, e tenho sofrido tudo isso, várias médicas e até nutricionistas, me disseram todas essas coisas. Chorei lendo o que você escreveu!

    • Livia!!!! Obrigada por suas palavras. Seu depoimento também ajuda muitas outras mães como eu que passaram ou passam por isso. Grande beijo! Fabi

    • Lívia!!! é emocionante mesmo conseguir amamentar mesmo com todas as pressões! você é uma vitoriosa! Grande beijo! Fabi

  45. Bom dia!
    Me identifiquei muito com esse post.
    Minha filha tem 1 ano, 11 meses e 10 dias e há 4 dias iniciei o processo de desmame.
    Não está sendo nada fácil, pelo menos pra mim. Alice até está levando numa boa, quando procura o peito e vê que tá ruim diz “Eca! ta ruim” e abre um sorriso. Tem horas que acho-a tristonha e não sei se é pelo meu sofrimento, mas sinto que ela se afastou um pouco de mim. Estou me sentindo um pouco rejeitada por ela, como se ela estivesse com raiva de mim. Questiono-me se era realmente a hora de tirar.
    Um pouco da nossa história!
    Alice nasceu enorme, cesárea com 39 semanas e 1 dia ! Nasceu com 4,032kg e 52 cm. Nos primeiros meses engordava de 2 em 2 kg. Só com o leite materno. Hoje com quase dois anos ela tem 94 cm e 18kg (estabilizou o peso nos últimos meses).
    Amamentei exclusivamente até os 5 meses, ai voltei a trabalhar. Como tinha muito leite, sempre tirava pra mandar pra escola pra ela mamar no almoço e na janta. Eram uns 600ml por dia. Fazia tudo na maior correria e dificuldade, mas com o maior carinho do mundo!
    Quando ela completou 8 meses, parei de mandar o leite pra escola e ela continuou a mamar a madrugada toda (como fazia desde que nasceu), pela manhã e nos finais de semana ficava pendurada o dia todo no peito. Sempre adorei e nunca recusei.
    Fiz o maior sacrifício para que ela sempre tivesse o leitinho dela e com isso ela não aceitou nenhum outro leite. Gosta apenas de iogurte.
    Há alguns meses, sofri muito com a pressão do meu marido e pediatras por causa das crises de bronquite e refluxo da Alice. Por muitos meses o peito era o vilão da história. Consegui passar dessa fase e lutei muito pra continuar amamentando. Hoje meu marido aceita ela mamar e até brinca com ela.
    Alice sempre foi indisciplinada com sono. Acorda frequentemente de madrugada e fica brincando por horas… As vezes passa a noite sem dormir. Acredito que um dos fatores que a faz acordar é o peito.
    Na semana passada ouvi da professora “O que está acontecendo com a Alice? ela está dormindo muito, não participa das atividades e quando a gente assusta tá deitada no chão dormindo”… Isso pra mim foi a gota dagua! Aquela situação não dava mais pra continuar. Que isso não estava sendo saudável pra gente (pois ficamos exaustos das brincadeiras de madrugada)e muito menos pra Alice que de certa forma, perdia muito das brincadeiras com os colegas, do aprendizado da escola…
    Foi aí que decidi que era melhor desmamá-la.
    Estou muito triste e deprimida, às vezes questiono se realmente era necessário isso o desmame agora.
    Em apenas 3 dias já vi uma melhora no sono e estou tentando me apoiar nisso para que não sinta remorso de tê-la desmamado antes do tempo.

    Obrigada por compartilharem suas experiências!

    • Oi, Luciene! Obrigada por dividir sua história conosco! Da mesma forma tenho certeza de que muitas pessoas também se sentirão ajudadas com ela! Um grande beijo, parabéns pela sua história. Fabi

  46. Meu primeiro filho Mamou ate os 4 anos e nunca dei ouvidos a comentários negativos. A minha família sempre me deu muita força nesta questão,minha mãe, minha sogra, sogro, pai ,tias e o marido então!!nunca teve que comprar nem uma lata de leite.Agora depois de 16 anos veio o Giovana,com ela também é aassim, mama a hora que quer de madrugada mama também e assim vai…
    Acho que também vai até os 4 anos. Não existe coisa melhor pra mim gosto de dar de mamar e continuo nem ligando pra opinião dos outros.

    • Parabéns, Angélica!!!! Que continue da maneira que vocês assim desejarem! Muita saúde pra vocês! beijos Fabi

  47. Excelente e belo resumo da consistência e beleza da palavra amamentação…obrigada pelo apoio e incentivo a quem só decide fazer o que quer e bem entende do próprio corpo e da forma com tratar seu filho.

    • Obrigada Vanessa! Grande beijo!

  48. Oi meninas….entao estou em um dilema….minha filha mamou no peito ate os cinco meses no peito, mas como voltei a trabalhar ela diminuiu bastante a mamada ate q chegou um dia eelanao quis mais, e agora qui elaestacom sete meses (dois sem mama) ela fica proucurando e me cirta o coracao de nao poder dar. Minha duvida é…posso voltar a dar mama pra ela depois dedois meses? Desde ja agradeco a ajuda

    • Olá , Edilaine!!!! Você pode voltar a amamentar quando quiser! Se tiver dificuldades, procure o Banco de Leite Humano mais próximod e sua cidade. O atendimento é gratuito e eles ajudam muito! Grande beijo!

  49. Olá! Sou mãe do coração e amamento minha filha desde seus 3 dias de vida. Desde então estou num processo judicial para que saia a guarda definitiva e já se foram mais de 2anos e 3meses. Finalmente a psicóloga nos chamou para dar continuidade ao processo e nos analisar. Na conversa, qual foi minha surpresa qdo a mesma me deu um prazo de 3 meses para que eu possa desmamar e tirar minha filha da cama compartilhada, pois ela estava seriamente preocupada com ela e citou exemplos como: 1) Tenho um caso de 1 cça de 12 anos onde não respeita a mãe e a trata como se fosse irmã. 2) Sua filha terá problemas para arrumar um namorado pq será tão dependente de vc que não terá autonomia. 3) Outro ponto é a erotização (???) pois sua filha já é grde para estar no peito. Enfim, tentei argumentar, mas ela disse que tem experiência na área e que voltará me analisar em 3 meses, caso necessário irá me indicar um terapeuta familiar pois não consigo deixar minha filha ter vida própria.
    Solicito dicas de pesquisas cientificas, pareceres médicos, etc, para eu montar um dossiê e entregar a esta psicóloga, pois esta decisão tem que ser espontânea e não uma imposição, mesmo que nosso futuro dependa desta pessoa.

    • Flavia, falarei contigo inbox. Abraço Fabi

  50. Meu Pequeno Saymon Gabriel tem 2 anos e 4 Meses, e adoooora mamar. As vezes eu estou cansada do trabalho, ams parece que só de olhar ele mamando, o cansaço vai embora. E o mais engraçado é quando eu chego, ele me pega pelo braço, me leva até a cama e fala: “Mãe, pêto” rsrsrs. Não têm alegria maior.

    • Que delícia, Patrícia! Parabéns!!!!

  51. minha filha tem 28 meses ainda mama e muito e não escondo de ninguém. falam mas eu não ligo. vai chegar o dia em que ela vai deixar e ai vou ter saudades, muitas saudades desse tempinho só nosso. como é boooom ouvir ela a pedir a maminha.

    • Manuela! Parabéns pela amamentação, aproveite muito mesmo, porque passa muito rápido! Beijão!

  52. Fiquei muito feliz ao saber que não sou a única a passar por tudo isso… meu filho mais velho mamou até os 2 anos e 8 meses e o pequeno acabou de completar 3 anos e ainda mama. É um momento mágico, a melhor hora do dia. Mesmo com as mamadas da madrugada continuo achando que vale a pena. Vejo que quase todas as crianças têm alergias e vivem doentes enquanto os meus tem uma saúde de ferro. Viva a amamentação prolongada!

    • Viva!!!!!!! Parabéns, Nanda!!!!!

    • Sim! Fernanda!!! Eu, você, muitas mulheres passam ou já passaram por isso! Que bom que curte cada momento, hoje, Marina com 5 anos, vejo mais claramente o reflexo na saúde dela! Um viva à amamentação!!!!! Beijo Grande Fabi

  53. Meu filho tem exatamente hoje 4 anos e 3 meses mama como dizem em livre demanda ou seja na hora que ele quer. voltei a trabalhar quando ele fez 6 meses e como negociei 2 horas de almoço ia em casa só para poder continuar amamentando. hoje continuo indo em casa no almoço sempre que dá. e ele mama.
    Continuo acordando de madrugada para dar de mamar.Vou trabalhar no dia seguinte. E assim vai. Não ligo ele é meu filho. não ligo nunca liguei para opinião de médicos, amigos, familiares e até minha mãe que queria dar mamadeira antes dos seis meses felei para ela NÃO VAI SER SÓ PEITO E PRONTO !
    Claro que tive que impor algumas regras: não mama na rua e se tiver visita em casa para evitar comentarios maldosos tb não mama.
    Somos felizes assim. outro dia perguntei Miguel porque vc ainda mama. “Porque eu gosto mamãe” perguntei e até quando vc vai mamar “Até 6 anos” e deu risada…. preciso dizer mais alguma coisa. SÓ SEI QUE É ASSIM. BJOS A TODAS.

    • Conceição! Obrigada pelo teu relato! Vocês se sentirem bem é o que importa! Parabéns pela história, agradeço de coração teu relato. Um grande beijo!!!!! Fabi

  54. adoro amamentar,meu Davi tem um ano e 9 meses,e sinceramente nao dou a minima para os que sao contrarios a amamentaçao prolongada,porq? porque o corpo e meu e sou livre pra isso,e mais ainda….o filho e MEU,tbem!!
    mania que o “Povo” tem de dar palpites e crucificar os outros ne mesmo?enquanto eu sigo minha rotina de mae,sem data certa pra parar de amamentar …vai ser a hora qe ele decidir…porq eu quiz ser mae e amo esse papel…sr estiver pecando que seja pelo excesso nao pela falta de afeto,amor e carinho que tbem e transmitido durante a amamentaçao.

    • Marcilene! É isso mesmo! Quem manda no nosso corpo somos nós! Parabéns e muita saúde e tetê para vocês! Grande beijo Fabi

  55. Amei ler esse texto. Vejo que não estou sozinha. Minha filha vai fazer 4 anos e ainda mama no peito,
    Sai da maternidade com uma receita de leite artificial, fui incentivada várias vezes a “complementar” as mamadas com leite artificial.
    Me mantive firme, busquei na Internet formas de aumentar a produção do meu leite, pois não tive apoio nem da pediatra e nem do obstetra.
    Amamentei exclusivo em livre demanda até os 6 meses e continuo até hoje.
    Este ano, minha filha entrou na escola e fui taxada de doida, arrumaram um tanto de motivos para o desmame.
    Fiz como sempre faço: fingi que não escutei e continuei a amamentar,
    Ela está enorme, até os 2 anos e meio era super cansativo, confesso, mas valeu e está valendo a pena todo o esforço.
    É uma criança super inteligente, esperta, sadia.
    Sem contar que a hora do mamá é a nossa hora: trocamos carinhos, olhares, o contato físico, emocional…
    Uma hora ela vai desmamar sozinha e tenho certeza que eu e ela ficaremos felizes e tranquilas.
    Sou super a favor da amamentação prolongada.

    • Daniela! Que lindo teu depoimento!!!!!!!!! Muuuito obrigada! Certamente vai ajudar muitas mulheres e bebês que passam por aqui!!!! Grande beijo Fabi

  56. Olá a todas as mamães que continuam a amamentar seus filhotes crescidinhos! Li e me emocionei com todos os relatos postados. Foi muito interessante, pois me vi em cada um deles. Meu querido Moisés está com 25 meses e continua mamando no peito. Trabalho fora e também cuido de todos os afazeres de casa. Quando chega a noite me encontro exausta, sei que vou dormir pouco, pois meu filhote mama sempre que me mexo na cama. Já ouvi, também, muitas críticas por estar a amamentar, mas não ligo! Moisés sempre foi uma criança muito saudável, nunca esteve doente. Seu peso e estatura é de uma criança de 3 anos. E acredito que seja assim pelo meu leite. Sou muito grata a Deus, por me dar a chance de ser mãe aos 39 anos e por quero continuar a amamentar meu filho amado até quando ele quiser!
    Beijos a todas

    • Iara! Muito obrigada por seu relato! Com certeza muitas mulheres se inspirarão nele! Aproveite cada momento, pois eles passam rápido! Grande beijo

  57. Acabei de me sentir abraçada. Chorei! Triste ter que se esconder para amamentar quando isso devia no mínimo ser uma opção da mãe…

    • Triste mesmo, mas estamos batalhando para que isto acabe! Continuemos na luta! Forte abraço!!! Fabi

  58. Olá! Adorei os comentários e foi tão bom me indentificar nas histórias! Minha bb tem 1 ano e 2 meses e mama pra dormir, de manhã e quase sempre pelo menos 1x de madrugada. Ela sempre comeu bem… Mesmo assim tem asma e fica doentinha com frequência desde q entrou na creche, com 5 meses. Estou preocupada pq ela não ganha peso por pelo menos uns 4 meses… Cresce e se desenvolve bem, mas tá ficando magrinha… Além disso tem a imunidade baixa…Queria saber de vocês como é a alimentação dos filhos de vcs… Se a mamada é uma das refeições ou só complementa? Se eles tomam outro leite… A minha não aceita nenhum outro. E antes de dormir, é só peito ou algo mais?
    Ansiosa para saber de vocês!! Obrigada!!

    • Ana! Te aconselho a procurar um profissional da saúde para te ajudar. Muitas vezes “estar magrinha” não é sinal de pouca saúde, procure informações sobre alimentação infantil como esta publicação do Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10_passos.pdf
      Infelizmente aqui no site não temos como fazer este tipo de avaliação ou consulta.
      Grande beijo!

  59. Cada historia, cada momento, já passei e passo todos os dia com minha filha Manuella de 1 ano e 10 meses que ainda mama no peito e não quer largar de jeito nenhum. Bom eu não vou tirar a força, vou deixar ela mama até ela quiser, é cansativo sim, as vezes nos estressamos por não dormi pois ela acorda varias vezes a noite para mama e eu trabalho 8 horas por dia e a noite ainda tem os afazeres do lar. mais amo minha filha e amo amamentar, pois é um elo muito forte.

    • Você tem toda razão, Aline! Aproveite este momento de amamentação para descansar desta vida tão corrida! bjão!

  60. AMAMENTO ATÉ HJ MINHA ALICE QUE TEM UM ANO E VOU CONTINUAR AMAMENTANDO APESAR DE TODAS AS CRITICAS AMO AMAMENTAR

    • Parabéns, Alice!!!!! beijo grande!

  61. Tenho um menino de 2 e 6 meses e mama,e eu dou mama pra ele em qualquer lugar ,pois nao vou deixar ele com fome ,pq pode passar alguem e nao gosta…amamenta em local pubico era pra ser lei..pois nao tem cabimento uma mae se esconder pra amamentar….

    • Uhuuuuu Anna!!!!!!!!!! Grande beijo!

  62. Isso! É assim que devemos encarar a amamentação. Como um ganho e não como algo a ser eliminado assim que o bebê faz 3, 4 meses. Eu amamento ainda (minha filha tem 11 meses) e ouço toda sorte de preconceitos a respeito. Não me importo. Sei o que é amamentação em essência.

    • Puxa Cinthia! que comentário bacana! Obrigada pelo privilégio em ter você aqui. Grande beijo Fabi

  63. Lindo este texto! Fico preocupada porque a mãe do meu marido me critica muito por dar de mamar, o médico diz que é um absurdo uma criança acordar a noite pra mamar, mas num mundo com tantas diferenças e coisas absurdas que acontecem fico aliviada por saber que tantas mamães optaram por este ato tão carinhoso que é gratificante ver um filho olhar nos olhos e sorrir como forma de agradecimento por este mimo. Meu filho tem 2 anos e 4meses não consigo tirar a mama mas revelo que tem a ver comigo também pois é uma falta que ambos sentimos, parabéns a todas nós que superamos tantas e chegamos até aqui beijinhos.

    • Parabéns Fabi! Não é fácil mesmo mas a marca que fica nesta relação mãe e filho é eterna. Vale cada sacrifício e mesmo com tanta bobagem que escutamos… enfim! é a nossa vida e do nosso filho. Grande beijo da xará Fabi

  64. Lindo este texto! Fico preocupada porque a mãe do meu marido me critica muito por dar de mamar, o médico diz que é um absurdo uma criança acordar a noite pra mamar, mas num mundo com tantas diferenças e coisas absurdas que acontecem fico aliviada por saber que tantas mamães optaram por este ato tão carinhoso que é gratificante ver um filho olhar nos olhos e sorrir como forma de agradecimento por este mimo. Meu filho tem 2 anos e 4meses não consigo tirar a mama mas revelo que tem a ver comigo também pois é uma falta que ambos sentimos, parabéns a todas nós que superamos tantas coisas e chegamos até aqui beijinhos.

  65. Meu filho tem 2 anos e 20 dias. E ainda mama e por tudo bem. Mas meu cabelo está caindo fora do comum. Tem alguma ligação M

    • Cristiane! Talvez não com a amamentação mas com sua alimentação… reveja suas práticas alimentares e pode ser que seja interessante procurar uma boa nutricionista! Grande beijo Fabi

  66. Eu também amamento até hoje e meu filho é muito saudável! Ele tem 3 anos e eu ainda nem penso em tirar ele dos meus braços na hora da amamentação.

    Ótima materia!

    • Delícia Alice!!!!!!! aproveita muitooooooooooo. Parabéns! Bjs Fabi

  67. Amei seu comentário,sou mãe de uma criança de 2 anos 8 meses e estou parando eu acho de amamenta-lo,ele ficou 15 dias sem mama e depois retornei a amamenta-lo mas acho que agora não dar mais devido o cansaço e falta de tempo.

    • Naty! Parabéns pela amamentação de mais de 2 anos! Espero que tudo tenha dado certo! Bjs

  68. Lindo texto e muito verdadeiro… até chorei, pois essa é minnha realidade e como é difícil encontrar textos como esse que valorizam a mulher que amamenta após os dois anos do seu filho. Texto perfeito! Meu filho tem dois anos e um mês e eu ainda amamento, entrei na internet para pesquisar formas de iniciar o desmame, pois a pressão em cima de mim eesta muito grande para que isso aconteça, então me deparei com este texto maravilhoso, que me fez sentir-se bem, pela primeira vez, por amamentar uma criança de dois anos, me senti apoiada, me senti feliz e com autoestima lá en cima!! Muito obrigada! E vou continuar a amamentar meu filho, porque nós dois nos sentimos bem fazendo isso!

    • Puxa Karine! Eu é que lamento na demora da minha resposta aqui! Esse seu depoimento emociona e faz tudo valer a pena! Espero que tenha decidido aquilo que for melhor para vocês e parabéns! Fico à sua disposição! fabianacaine@gmail.com beijos Fabi

  69. Amamentar e maravilhoso nutre e fortalece os laços. Porém vejo mais problemas nas mães q nao querem q os filhos cresçam do q nos msm q já cresceram e ainda estão pendurados nas tetas…

  70. Minha filha tem 3 anos e mama ainda tentei por na creche mas passou mal sera q é aguamento

    • Graziele! Parabéns pela amamentação de 3 anos! Olha, a adaptação em creches e escolas é um período delicado para qualquer criança, mamando no peito ou não. Converse com a professora e a escola para que essa adaptação seja bacana para todos, inclusive para sua menina. Grande beijo

  71. Olá, a Minha bebê tem 1ano e 10 meses, ela está ficando com os dente branco e desmanchando um dos dentes está já escuro, meu marido e amigos e parentes me atormenta para eu tira a mamá mas eu estou sofrendo com ela e eu não quero tirar a força, me ajudem.

    • Ruth! Vejo que precisa de ajuda. O leite materno não causa cáries e sim alimentos açucarados e a falta de regularidade na escovação dos dentinhos.Procure um dentista, reveja a alimentação dela e capriche na escovação acada refeição! Grande beijo Fabi

  72. Tenho um filho lindo de 2 anos 1, estou trabalhando a pouco tempo eu amamento ainda com muito prazer, mesmo as vezes a noite ele quer mais por não ficar comigo o dia todo e muito prazeroso não vou mentir que tentei tirar 01 vez mais sem sucesso, ouço muitas pessoas dando palpite mais meu esposo mesmo não se incomoda isso também me deixa mais segura.E um momento que sei filho fica mais pertinho assim de vc ainda mais nesta fase que quer ficar so correndo brincando ainda mais não fico com ele o dia, então vou esperar ele deixar por si só.Antes de eu ter filho eu sempre falava que era que eu eu mais tinha medo da maternidade era de amamentar por achar que doeria muito, sim doeu no inicio mais um sentimento que só quem amamenta sabe, um beijo para todas a mães

    • Delaine! Muito obrigada por seu relato! Com certeza ajudará muitas mulheres! Grande beijo e parabéns pela história! Fabi

  73. Olá, tenho uma filha de 2 anos e 4 meses que mama em livre demanda de dia e de noite. Confesso que estou um pouco deprimida, pois tenho a sensação que minha filha não vai desmamar nunca. E sofro muita pressão, principalmente do meu marido e da minha mãe, pelo fato da minha filha ser “apegada demais”, não dormir se não for mamando e não conseguir ficar longe de mim por muitas horas. Sinceramente, já me bateu arrependimento por ter insistido na amamentação prolongada, porque agora simplesmente não tenho coragem de fazê-la passar pelo sofrimento de um desmame forçado. Pois sei que para ela não será nada fácil, pois o apego dela ao peito ainda é imenso. Mas me sinto uma verdadeira “guerreira” por ter chegado até aqui e me vejo em cada trecho deste texto. Foi maravilhoso encontrar outras mães que seguem o mesmo caminho que eu, pois nessa altura do campeonato, nós todas estamos verdadeiramente remando contra a maré do preconceito. Não é fácil, mas vale a pena.

    • Isabel! Fiquei preocupada com tua angústia mas vejo que no fundo esta “guerreira” que já passou por várias pressões vai conseguir fazer um desmame bacana pras duas. Olha, dá uma olhada no http://www.amamentartudodebom.blogspot.com e lá tem muitas coisas sobre desmame gentil/natural… Obrigada por deixar aqui sua história! Fabi

  74. Aqui em casa José esta com 2 anos e meio eu e o pai moramos em casas separadas então a noite principalmente ele tem domínio total… Se estou dormindo ele mesmo pega, mama e guarda, ele mama deitado, mama no colo, ss estou no sofá faz um tetê rapidinho, ali em pé mesmo. Ele come de tudo, tem uma saúde maravilhosa, eu trabalho, ele fica na creche 9 horas por dia… Acostumei ele a mama na tranquilidade do nosso cantinho então ele não gosta de plateia, mas se ele achar que precisa mamar um público, nossa relação de confiança me leva a procurar um lugar tranquilo para aconchegá-lo. No início a creche me orientou a desnanar alegando mimo e apego demais, hj a pedagoga diz que ele é provavelmente a criança mais independente da escola, não é manhoso e tem muita segurança paea se expressar… Claro que a todo momento escutamos coisas do tipo: ele te faz de chupeta/seu leite é só agua/grandão desse jeito ainda mama? /poe na mamadeira/assim nunca vai aprender a se virar… E por ai vai… Mas nada paga a tranquilidade em que me encontro quando sinto aquelas mãozinhas esquentando enquanto mama pelo fato dele saber que pode relaxar em segurança, pois está naquele momento protegido pelo meu amor em forma de leite materno…

    • Flavia!!!!! Obrigada por compartilhar tua experiência! Essa questão da independência é real, as crianças que são atendidas em suas necessidades são mais independentes sim, diferentemente do que muitos por aí dizem. Esse carinho que sentimos ao amamentar não tem preço! E vou te falar, isso permanece pelo resto da vida!!!! Parabéns, um grande beijo! Fabi

  75. Olá! Parabéns pelo tema e sensibilidade! Graças a muita vontade e firmeza na minha forma de maternagem, sou hoje uma mãe que amamenta um bebê lindo de 1 ano e 5 meses, minha filha Valentina. Hoje já não ligo mais para o que falam. De verdade. Tenho muita clareza de que estou seguindo o caminho natural, respeitando a fase em que minha filha está e dando todo o amor e dedicação que ela merece. Parabéns a todas as mães que pensam na cria primeiro e deixam os palpiteiros de plantão na solidão das suas intromissões.

    • Cíntia! Obrigada pelo carinho e pelo elogio! Parabéns pelo empoderamento e determinação, porque de verdade, lutamos contra a maré da sociedade… Obrigada por nos ajudar! Grande beijo! Fabi

  76. Minha filha tem 2 anos e 10 meses e ainda mama..dou com muito prazer..mas estou tirando pois sei que está atrapalhando a alimentação dela, agora ela diz que está com fome e pega o peito..e está ruim pra comer…Meu filho mamou
    até 2 anos e 9meses…sou mãe leiteira!!!

    • Flávia! Mãe leiteira! que legal! kkkk Olha, cada criança tem seu tempo para aceitar a alimentação complementar. Mantenha a rotina de alimentação dela, não “pule” a hora dos lanchinhos, almoço e jantar e veja o quanto ela aceita de alimento. Às vezes a nossa expectativa é de que a criança “bata um pratão” e cada uma aceita uma certa quantidade… O importante é sempre oferecer e brincar com a criança para que a alimentação seja tão prazerosa quanto a amamentação! Grande beijo e Parabéns mais uma vez!!!!

  77. Que lindo Fabiana. Tenho uma menina linda de 2 anos e 1 mês. Ainda amamento, e existe uma pressão moral e social para eu parar. Mas nós duas nos damos muito bem do jeito que estamos. Ela não chupa chupeta, nunca pegou nenhum tipo de mamadeira, porém come de tudo (que é saudável), bebe muita água, e todo líquido vai no copo mesmo. Só tive mais trabalho nas época de febre e coceira no nascimento dos dentes, porque só mamando ela se acalmava e confiava de se alimentar. Nada de apego ou mimo, é amor. Como disse, estamos bem assim, muito leite e muito amor, e a hora que não for mais bom para nós duas, a amamentação vai ter fim.

    • Luciana!!!!! Que lindo seu depoimento! E que história bacana de compartilhar! Muito obrigada pelo carinho em deixar tua história aqui com a gente. Grande beijo e muito tetê pra vcs!

  78. Eu amei ler essa matéria. .faço desse texto o meu relato..sem tirar nem pôr. ..Eu tenho um filho de tres aninhos que é um bezerrinho..

  79. Amamento meu filho de dois anos e 3 meses. Eu trabalho e ele vai para a escola durante o dia, mama várias vezes a noite. Nas noites, ele vem andando de sua cama para a nossa cama… Para evitar acidentes eu coloquei um sofá de dois lugares grudado no meu lado da cama de casal, assim, se eu estou muito cansada, ele rola para o sofá e fica por lá mesmo… Sei que não é perfeito, mas pelo menos eu não me canso (nem me esforço) de levantar e levar meu filho para sua caminha. Acho que faço tudo meio sonâmbula mesmo. O único cuidado é que tento dar de mamar ‘meio’ sentada, numa posição que ele não fica deitado para o leito não ir para o ouvido (será mito?). Muitas vezes durmo na posição ‘meio’ sentada…rs. (ps até um ano e meio eu nunca deixava ele ficar na nossa cama na noite por questões de segurança, quando eles são menores o berço é mais seguro). Meu marido apoia muito, porque ele é do tipo que gosta de ler, então o que ele leu tanto em português como em inglês deu suporte a minha decisão. Acho que sem este apoio eu não teria conseguido chegar até aqui. Outro segredo, não conto que dou de mamar para todo mundo não, nem quando ele era bebê de poucos meses, não quero saber da energia nem da opinião de vizinha, conhecidos, etc, fico é quietinha. Quando fico muito cansada, se é um começo de resfriado ou algo de saúde, eu me alimento melhor e tomo vitamina C e um complemento alimentar chamado Ensure que me ajuda muito. Não foi nenhum médico que recomendou. Na verdade, todos os pediatras em que ele foi eram a favor de desmamar, nem tenho paciência de procurar o próximo pediatra e olha que eram todos particulares, acho que o próximo vai ser de posto de saúde. Voltando à alimentação, tenho comido bem, acho que é um dos motivos que me alegra esta amamentação, comer e não engordar, estou ciente que depois que para devo tomar cuidado… Mas não como frituras, sempre incluo uma tonelada de salada e sempre que posso faço suco natural ou chupo muita laranja, graças a Deus não posso reclamar. Meu filho é bem saudável e feliz, super grande e sara logo de qualquer coisa que pega na escolinha. Semana passada fomos viajar, sei que é bobeira minha, mas eu estava com medo de ter de dar de mamar em público, por ele ser tão grande, mas ele só pediu durante a viagem de ônibus então foi super tranquilo. Quando dou de mamar tento pensar apenas em coisas positivas, eu sei que isso vai da crença de cada um, mas ajuda estar no bem durante estes minutos, é um momento maravilhoso que vai passar naturalmente, em breve será uma boa lembrança da qual vou me orgulhar. Desejo boa sorte para as mães que ainda dão de mamar!

  80. Me vejo nesse post;amamentei minha primeira filha até os 4 anos;hoje ela está com 11 anos;linda e saudável;estou repetindo o mesmo processo com o meu menino;ele está com 1 ano e 2 messes e mama só no peito;não quer saber de chupeta e nem de mamadeira; vou amamentar ele em quanto eu poder; pois não me importo com nada do que as pessoas dizem ou pensem; pra mim só o que importa é o bem estar dos meus filhos que são os bens mais preciosos que tenho;amo amamentar e amo meus bebês e isso o que importa.

    • delícia, não é Luciane? muito obrigada pelo depoimento!

    • Luciane e como foi o desmame? a minha esta com 3anos 6meses e ainda mama, mais para dormir, mas estou ficando preocupada se o desmame natural existe mesmo, principalmente em crianças maiores.

  81. Esse post foi um alívio pra mim agora… tenho 2 meninos o de 7 anos mamou até os 5 anos e o de 1 ano e 10 meses ainda mama, escutei e Ainda escuto mtas críticas, sigo o exemplo da minha mãe que amamentou a mim e meu irmão até os 5 anos de idade e hj somos super saudáveis, não ligo para as críticas, tenho orgulho em amamentar, tiro meu peito onde for… não tenho vergonha… acho lindo, são noite de somos mal dormidas, mas vale mto a pena o vínculo que vc tem com seu filho é inexplicável… infelizmente mtas mães Déia item que não é fácil, mas vale mto a pena!!!

    • Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! abraço!

  82. Meu filho tem 2anos e um mês. Ele só quer mamar …antes ele ainda comia muito bem mas de um tempo pra cá n consigo fazer ele comer nada.tentei deixar ele o dia sem mamar e oferencendo comida ,suco ,vitamina,frutas, ai ele so tomava um pouco de suco com bolacha,é logo vinha atrás de mamar n sei mas o que fazer acho q ele ja esta bem grandinho pra ficar so mamando acho que o leite n sustenta tanto Assis.

  83. Fabiana, suas palavras se encaixam perfeitamente no momento que estou vivendo hoje e no que eu vivi a alguns anos. Tenho uma filha de 3 e uma de 16 anos que mamou no meu peito até 3 anos de idade, na época fui pressionada pelo meu marido para tirar o peito na marra. A família dele pressionava bastante, e ele por sua vez, nunca se posicionou a nosso favor. Eu trabalhava fora e ela foi para a creche com 4 meses. Nos víamos pela manha e a noite de segunda a sexta. Até um ano de idade eu saída do trabalho no intervalo e passava na creche para amamentar. A mais nova vai fazer 4 em agosto e ainda mama no peio. Consegui ficar mais perto dela, foi para a escola com 1 ano de idade por meio período. Somos privilegiadas por conseguirmos ficar juntas e por ter ainda esse aconchego que infelizmente incomoda muita gente. Já escutei muita coisa: você vai atrasar o crescimento intelectual dela! rsrsrs largou a fralda de uma vez com menos de três anos, desde o ano passado já reconhece todas as letras, conhece o nome de todos os colegas de classe e algumas palavras. Ama livros, vive rodeada deles! Fala todas as cores em inglês entre outras palavras. Sabe exatamente o caminho de casa, dizendo se é para entrar a direita ou a esquerda. Todas as vezes que encontro a família do meu marido sou obrigada a escutar: Ela já largou o peito não é? Que absurdo? Precisa tirar isso? O mais absurdo de todos foi, ainda da família dele, escutar: Amamentação depois de 1 ano de idade pra mim é pedofilia! Tenho uma relação afetiva e de confiança sólida com as duas. Sei que vai ser mais difícil encerrar essa etapa da amamentação pq somente eu coloco ela para dormir, o pai não sabe e nunca tentou de verdade, mas estamos combinando, eu e a pequena, que essa fase está por terminar. Antes disso, pretendo publicar um artigo, ainda estou procurando uma pessoa para escrever, junto uma foto (sou fotógrafa) que quero tirar com as duas e a pequena, claro, mamando no peito. Pretendo com isso, conscientizar as pessoas sobre a liberdade, tranquilidade e apoio que a mulher e a criança precisam ter para passar por essa fase que é linda mas também de muita doação da mãe. Até pq é uma fase, mais curta para uns, mais longa para outros, não importa. O que importa verdadeiramente é a troca e a certeza que a mãe quer e faz o melhor para seu filho de forma natural.

  84. Ola minha filhaa tem 2 anos e 9 meses e ainda mama no peito ja tentei tirar uma vez devido eu estar levando na creche mais nao consegui tive que tirar da creche ela mama o dia todo desde a hora que acorda livre demanda mama em casa ao sair no carro em qualquer lugar penso muito em tirar mais gosto muito de amamentar cança muito ainda mais na madrugada mais so o olhar o carinho dela me a ajuda a aguentar a amamentar pretendo tirar ela antes de comecar ir na escolinha o ano que vem no maternal 2 que seria meio periodo mais so vou tirar se eu ver que ela se adpita bem pesso muita ajuda a Deus para me ajudar que ela saia sozinha pra que eu nao precise passar nada no peito que seja da vontade dela…

    • Bianca! Parabéns pela amamentação da sua filha! Olha, se precisar de ajuda, temos a opção de atendimentos à distância para ajudá-la com suas dúvidas. Se quiser entrar em contato pelo whatsapp: 11 983266817 Grata pela confiança em seu desabafo!

  85. Amamemtei meu primeiro filho até os 3 anos e a segunda, acabei de desmaiar, sem traumas, não me arrependo, fiz o melhor para eles e para mim tb.

    • Parabéns Karine!!!!!!!!!!!!!!!!!

  86. Ultimamente ando preocupada. Optei pela amamentação prolongada, sem conhecer de perto alguém que tivesse feito a mesma opção. Acreditei que naturalmente a amamentação chegaria ao fim, mas minha filha já está com 3anos e 6meses e ainda mama. Como fica na escolinha o dia todo e modo que temos de nos reconectar.
    Ela mama principalmente para dormir, e como compartilhamos a cama e comum procurar o peito de madrugada, em suas despertadas.
    Estou ficando angustiada, pq estou insegura se naturalmente a amentação cessará ou vou precisar intervir de alguma forma. Não dou conta de nenhuma intervenção brusca.
    Se alguém tiver alguma experiência similar por favor me ajudem!!

    • Claudia, boa tarde! entendi sua preocupação. Se precisar de ajuda, sou consultora internacional em aleitamento materno e posso te ajudar à distância, em um atendimento por vídeo. Se quiser entrar em contato pelo meu whatsapp: 11 983266817. Grata pelo contato!

  87. Sou pai, estou vivendo esse processo com minha esposa com nosso filho de 1 ano e 11 meses. Vejo que ela sofre com tudo como foi dito, pressão de todos (minha as vezes), falta de sono, o grude e dependência entre os dois.
    Mas a minha preocupação é com o desenvolvimento dele, a minha preocupação como pai é transformar esse bebe em criança e depois em homem. Na minha opinião de pai, o mamar atrapalha, o fato dele ter o mama a hora que quer, não ajuda a ele entender que a vida tem limites, que tudo tem hora e lugar, que tem momento para comer, mamar, brincar e assim por diante.
    Quero que a mamãe tenha o direito dela de amamentar, não sou contra isso, mas que tenha os momentos dela, que o casal tenha os momentos dele também. Pra mim mamar toda hora pode ser bom, mas atrapalha na alimentação, no desenvolvimento dos sentimentos dele, como lidar com suas frustrações, dores, raiva, sono e assim por diante.
    Além da frustração de, como pai, sentir que vc não pode ajudar mais. Que ele só dorme no peito, que ele só se acalma no peito, que ele sente fome e vai pro peito. Isso é algo que me incomoda, de não poder participar mais (apesar do banho ser meu e ele amar minhas brincadeiras).
    Não sou pedagogo, nem nada, sou pai de primeira viagem e tenho meus medos e preocupações. Só isso. Espero que não joguem tantas pedras.

    • Lucas, obrigada pela confiança! Gostaria de te tranquilizar em relação à independência da criança que mama no peito. Evidências científicas apontam que crianças amamentadas por mais tempo são mais seguras e independentes conforme crescem, pois sanam todas as suas necessidades de alimento e segurança com a mãe nessa idade, que é quando mais precisam. Banho é uma atividade muito gostosa que realmente muitos pais curtem e as crianças também, que bom que vocês já o fazem juntos. Seu filho está crescendo e logo logo vai aprender a lidar melhor com as coisas sem a necessidade do peito (o que é normal para a idade). O leite materno nessa idade ainda têm nutrientes essenciais para a idade dele. Mas nada impede de você ir, aos poucos, levando ele para passear, fazendo mais brincadeiras (curtas, pois nessa idade ainda não têm atenção em uma coisa só por muito tempo) e apoiando sua esposa, pois amamentar não é tão fácil, exige muita dedicação e vocês estão de parabéns! Quanto aos momentos de casal, conversem sobre isso, ouça sua esposa e certamente vocês irão retomando a vida de vocês, obviamente que com uma criança, independentemente da forma de alimentá-la, muitas coisas mudam e exigem algumas mudanças na vida do casal. Essa sua angústia é muito comum e fico à disposição para ajudar na forma também de consultoria à distância. Fiquem com meu whatsapp: 11 983266817. Grata pela visita!!!!!

  88. Olá minha filha tem 3 anos e 2 meses e ainda mama muito.Ela come de tudo mais o peito é sagrado,voltei a malhar já´faz alguns meses mais não posso tomar nenhum suplemento por conta dela,tenho medo de prejudicar a saúde da minha filha.
    Ela é enorme saudável.
    Sei que é só o carinho e afeto…..
    Nao tenho coragem de tirar a mama dela.

  89. Bom dia, achei esse post por acaso, estava pesquisando até quando se pode doar leite para amamentação.
    Gostaria de relatar sobre minha primeira gravidez.
    Wagner, meu primeiro filho, nasceu em 1999, amamentei ele até seus 3 anos e 6 meses de idade, só interrompeu-se o aleitamento devido a um problema de saúde meu.
    Durante esse período, inúmeras vezes pessoas da família, pediatra, entre outras
    tentavam sem sucesso fazer com que eu parasse de amamenta-lo.
    Para nós dois foram momentos plenos entre mãe e filho.
    Meu marido sempre esteve ao meu lado, dando apoio e carinho.
    Hoje, Wagner tem 17 anos e sempre foi muito independente.
    Tenho a alegria de ter seguido meus instintos maternos e ter a certeza de que tudo deu certo.
    Agora com 41 anos, estou grávida do nosso segundo filho, seu nome será Bernardo e foi escolhido pelo irmão (Wagner).
    Estamos muito felizes, eu por aqui ansiosa e certa de cuidar do Bernardo, como fiz com o Wagner.
    Estou muito grata pela sua mensagem e que ela seja inspiração a muitas mães.
    Beijos no coração.

    • Obrigada por dividir sua história conosco!!!!

  90. Olá,estou muito feliz com este post. Minha filha tem 2 anos e 5 meses e mama mtoooo ainda. Estou ficando cansada, mas amo amamentar. Obrigada

    • Que bom que gostou do post!!!! Parabéns pela amamentação de mais de 2 anos. Entendo seu cansaço, mas olha, tudo vai valer a pena! Beijo Grande!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *