Quantas vezes o bebê mama em um dia?

“Meu bebê quer mamar a cada pouco!” “Não quer largar o meu peito!”

Muitas mães podem interpretar esse comportamento como sinal de fome do bebê, leite fraco ou pouco leite, o que não é verdade, esta situação é normal, temporária e, muitas vezes, em um momento de preocupação maior, pode resultar na introdução precoce e desnecessária de suplementos.

Recomenda-se que a criança seja amamentada sem restrições de horários e de tempo de permanência na mama. É o que se chama de amamentação em livre demanda. Nos primeiros meses, é normal que a criança mame com frequência e sem horários regulares. Em geral, um bebê em aleitamento materno exclusivo mama de oito a 12 vezes ao dia.

O tamanho das mamas pode exercer alguma influência no número de mamadas da criança por dia. As mulheres com mamas mais volumosas têm uma maior capacidade de armazenamento de leite e por isso podem ter mais flexibilidade com relação à frequência das mamadas (DALY; HARTMANN, 1995).

Já as mulheres com mamas pequenas podem necessitar amamentar com mais frequência devido a sua pequena capacidade de armazenamento do leite.

No entanto, o tamanho da mama não tem relação com a produção do leite, ou seja, as mamas grandes e pequenas em geral têm a capacidade de produzirem o mesmo volume de leite em um dia.

Agora, só para descontrair:

 

Fonte: Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica número 23, Saúde da criança.2009.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


um × = 2

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>